quinta-feira, 9 de julho de 2015

Futuro™


Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e isso, como qualquer outra coisa, tem seu lado bom e seu lado ruim, cada vez mais passamos horas em frente a computadores e gadgets, com o surgimento de novas tecnologias todos os dias é difícil de acompanhar todas as novidades.

Uma dessas tecnologias é a chamada "smart home", onde por meio de dispositivos eletrônicos é possível controlar todos os aspectos da casa, como desligar as luzes, trancar as portas, fechar as cortinas, ligar para a SuaMãe™.

Escala real atualizada.

Uma empresa domina esse mercado lá na terra do Tio Sam, a Wink, por meio de um Hub central e a instalação dos módulos você pode customizar o que vai controlar por meio da tecnologia, pensando em tornar isso ainda mais simples a Amazon lançou o Amazon Echo, um assistente virtual para sua casa.

Infelizmente não será o Jarvis.
Ele se integra com os dispositivos da Wink, e adiciona a funcionalidade de controlar tudo por comando de voz, basta dizer "Alexa" seguido de um comando, como "Alexa, turn off the lights" (disponível apenas em inglês obviamente.) e o assistente faz a mágica acontecer, nunca mais você vai precisar levantar a sua lynda™ bunda gorda para apertar o interruptor.

Depois de 10 anos fazendo upload, conseguimos com exclusividade a foto da SuaMãe™
O Echo além de controlar os módulos da Wink ainda poderá ler para você noticias do dia, dizer a previsão do tempo, responder a perguntas pesquisando as respostas online e reproduzir suas músicas na nuvem por streaming, é quase um Alfred digital, ele só não será útil quando você estiver no banheiro e perceber que acabou o papel.

Alfredoooooooo!
Isso levanta aqueles velhos questionamentos, e se alguém hackear o meu Echo, e se alguém estiver vigiando a minha casa através da internet, e se o Baidu se instalar no meu Echo, tudo é possível, como já dizia o Tio Prepúcio™ Ben: Com grandes tecnologias vem grandes vulnerabilidades.

Alexa is dead, Baidu on the charge now.
Cada vez nos tornamos mais conectados com tudo e com todos, compartilhamos a cada segundo toneladas de bytes de informação, e todo dia aparece mais e mais falhas de segurança em programas e dispositivos que achamos seguros, claro que estamos falando de vulnerabilidades que teriam que ser descobertas em uma tecnologia de um futuro distante, ou talvez não tão distante assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário