quarta-feira, 30 de setembro de 2015

O Audiófilo Surdo




Sabe o cara chato, que só ouve vinil ou áudio lossless em 96khz em seu sistema valvulado caríssimo, caixas com crossover na sua sala acusticamente tratada? Ele é só um utopista.


Decerto sou aficionado por áudio. Gosto de ouvir música em bons equipamentos, com qualidade lossless ou até mesmo em vinil, mas não tenho coragem de sacrificar minha qualidade de vida pra adquirir equipamentos para ostentar.
Sim, ostentar é a palavra mais certa para definir os audiochatos de plantão. São inconformistas quanto ao meio que outros escutam música e batem o pé que escutam freqüências que apenas morcegos ouvem.

Seu Alaor adora ouvir Nelson Gonçalves mono em seu sistemas que custou Dez Milhões de Cruzeiros Novos.
Nos anos 90, instalava a parte de fiação de Home Theaters. Era um pouco mais complicado e diferente de hoje... em partes.
Passava cabos que custavam vinte vezes mais o valor do trabalho, faziam modificações num piso duplo apenas para a passagem dos fios, que uma vez cheguei a dizer que o cabo não chegaria à caixa e o cara mandou um marceneiro diminuir a profundidade da sala pra conseguir ligar as caixas de trás com o acessório que escolheu.

Era um festival de amplificadores valvulados, caixas ativas e passivas (ui!) com seus devidos crossovers (obrigatório na época) e cabos oxigen-free pra cada falante de cada falante das caixas. Cheguei até (a muito custo) configurar um controle remoto touchscreen (com uma linda retroiluminação azul à là Timex) para comandar um receiver da Onkyo e o projetor (!!!).

Me deparava inúmeras vezes com isso.
Mas esse não é o ponto que quero chegar. Pra calibração de alguns itens me ensinaram a escutar o que poderia haver de errado com o som.
Alguns pontos da sala os graves soavam mais profundos, enquanto pareciam fracos e apagados sentado exatamente no centro da composição, então me ensinaram a equalizar. Às vezes num chato ritual freqüência a freqüência de vai-e-volta ao equalizador e às vezes aos crossovers. Os agudos jamais poderia soar metálicos e ríspidos, sempre suaves. Médios tinham, dependendo da gravação, ser macios e nunca parecerem "ocos", fazendo escutar o ar vindo do diafragma de quem está cantando (até hoje consigo ouvir). Fui educado a realmente ouvir.

Era esse trabalho teórico que começava a me fascinar, e querer morrer.

Tinham uns caras muitos chatos, principalmente os que não aceitavam que seu sistema soava idêntico com cabos caros e baratos, os que absurdamente trocavam de gravação (o CD, LD, ou LP), achando que sua cópia possuía defeitos.
É sobre esses caras que quero falar. Os boçais que gastam fortunas com equipamentos de marca, achando que serão superiores aos do vizinho. É apenas ostentação!

 O must era ter um treco desses. Mentira, era legal pra caralho e tinha um som massa.

Poucos itens são relevantes, inclusive na hora de assistir um filme (em VHS então...). Seu som não vai ficar muito melhor se trocar seu receiver transistorizado já muito caro e realmente bom por um valvulado, com poucas funções e pelo quádruplo do preço. Existem fatores que poderiam melhorar o som e que custariam pouco ou nada.

Vamos lá, pagar um Trilhão de Réis pra assistir Avatar e Avenida Brasil em trombones.
É um hobbie como qualquer outro, o cara gasta quantos caralhos de dinheiros ele quiser, se o satisfaz. Mas é um campo muito subjetivo e influenciado, como todos os outros, pelo marketing de certas marcas.
Vemos muito isso com aquela marca que já invadiu os sonhos de muito pé rapado pra ouvir McPunheta e se parecer com o Neymar ou o Dr. Dre. Que virou "sinônimo" de qualidade sonora: a Beats.

Olha como fica bonit... não, pera....
Algo que passa a sensação de ser melhor, já que 95% dos fones de ouvido intra auriculares são a mais absoluta merda, por ser grande e cobrir todo o pavilhão. Não passa de um embuste.
Marcas roubada da Monster (empresa que estava decolando com o produto e que o Dr. Dre passou a rasteira, ficando com os projetos) que se tornou "sinônimo" de ser ótimo, ter belos (e emboladíssimos) graves, agudos cristalinos (ríspidos e que ferem a audição) e médios suaves (apagados e sem vida).
Fiz uma comparação com meu singelo Porta Pro (design e fabricação quase que imutáveis desde 1984), e meu foninho (que hoje custa absurdos 200 Pixulecos Reais) passou voando acima de um Beats de 2000 Flamingos Reais...

Vai ficar biito, parecer com este baluarte da cultura.
Em suma, tem muito neguinho aí pagando de fodão com uma latrina de cada lado na orelha (e se depender do que ouvem, faz jus), só porque pagou o Bolsa-Família que não tem num objeto que não terá objetivo real, que seria escutar música.

Este tipo de atitude é amplamente mais difundido no mundo que freqüentamos, onde quem tem um Apple é gay rei. Onde tudo que possui uma maçã é melhor, apenas porque um visionário de gola rolê disse que sim.

Acharam que deixaria tio Trabalhos de fora?

Há uma cultura de consumismo que desperta uma ganância em possuir muito grande, "compro porque me disseram", e não pela necessidade.

Voltando para o assunto áudio, não gosto de ser extremista e chatão como os caras que devaneiam sobre seus conectores serem banhados à ouro ou à platina, mas creio ser um tipo de passatempo que está se diluindo ante ao consumismo banalizado e tornado uma necessidade.
Escutar música e regozijar com uma soberba execução e ouvir cada peça de alguma obra clássica com a Filarmônica de Berlim, se surpreender com os sempre novos pormenores nos arranjos do Dark Side of The Moon, ou achar que a interpretação de Porgy and Bess do Miles Davis será sempre uma referência para escutar o ar sendo soprado com uma suavidade. E que só conseguirá ter A Experiência se conseguir ouvir alguns desses detalhes. É um prazer.


Audiófilos, são apenas paranóicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário