sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Da água para o Wine


A TioBill$oft já "ameaça" todos os outros sistemas querendo rodar tudo quanto é software dos outros no ecossistema Windows, agora parece que teremos um plot twist.


Quem é MacFag de carteirinha sabe como é ter de depender de programas de Linux e Windows, e é aí que usam um softwarezinho maroto chamado Wine.
O Oráculo™ quis usar a idéia e até o final do ano lançará o CrossOver, o aplicativo de rodará aplicações do Windows (inclusive desktop), mas em número limitado. É necessário ter um processador Intel e no mínimo 2GB de RAM pra chupinhar os softwares.


As limitações de hardware são um desafio, já que seria necessário um processador específico x86 pra conseguirem emular os programas. Assim como no Wine para OS, seriam poucos softwares que funcionariam bem ou mal, nada garantido.

Além destes percalços, ainda há a falta de incentivo financeiro (o software será gratuito) pra os desenvolvedores, que trabalham no aplicativo quando lhes sobra tempo, também não garantindo que o mesmo seja finalizado ou suporte futuro.

Porque faz todo o sentido!
 A Micro$oft finalmente dispara à frente dos concorrentes no século XXI e irá rodar tranqüilamente apps de outros (não apenas uns poucos) OS no Windows, o que pra mim realmente faz todo o sentido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário