terça-feira, 13 de outubro de 2015

Você vive para a tecnologia ou o contrário?




Quem hoje em dia não teria uma crise de Nomobophobia se roubassem o smartphone agora? E se é assinante da Sky, GVT, Claro ou qualquer provedora de TV por assinatura e chove forte? E se a internet cai?
Estamos viciados em tecnologia ao ponto de morrermos sem ela?


Tenho fascinação e aversão à tecnologia. Pode parecer estranho, mas comecei a notar isso cada vez que trocava de celular.
Ficamos felizes ao adquirir um aparelho novo, vendo que é mais rápido do que o anterior, mas com o passar do tempo se torna lento e datado. Às vezes (quase sempre, aposto) é a obsolescência programa batendo à porta, mas creio que muito dessa sensação se deve ao mercado injetar aos poucos inovações e avanços e nos cobrar em doses cavalares por isso.
 
Olhem bem e contem quantos desses vocês já tiveram
Computadores, quem não teve/tem o hábito de fazer upgrades constantes, porque o anterior "não parece tão rápido", ou lançam softwares que não rodam no hardware anterior? Automóveis não são trocados hoje me dia com às vezes no máximo uns cinco anos de uso? Sua TV, tem cinco anos?

Apesar de realmente a tecnologia atual evoluir dia após dia a olhos vistos, essa renovação obrigatória é o que nos faz gastar e desejar fazê-lo mais e mais os ganhos de nossa labuta.

Ah vai, dura mais uns dez anos fácil...
A tecnologia nasceu para nos servir, desde a alavanca à lâmpada elétrica. O mais simples dispositivo digital possui avanços tecnológicos do parafuso à programação digital (sim, podemos programar analogicamente, em algumas situações).
Hoje dependemos demais do fato para deixarmos de utilizá-lo e quem sabe, deixaríamos de existir sem isso.

Será que voltaríamos a esse ponto?
Vivemos numa era onde mudamos nossos problemas de sobrevivência para os de convivência, onde seu relacionamento com o mundo à sua volta é mais importante do que ter de lutar para se alimentar, abrigar ou se defender de animais.
Graças à evolução conseguimos obter conforto e facilidades inalcançáveis para outros animais. Isso também nos garantiu um aprimoramento mental "superior" (em termos de prioridades, claro) e desenvolvimento da comunicação e cultura. E a tecnologia foi apenas conseqüência dessa evolução.

Chegamos à um ponto que a tecnologia deixou de trabalhar para a humanidade e nosso fascínio e regras de mercado tornou esses avanços nosso vício e cobiça?
Quantos problemas foram criados para a resolução de outros que não tínhamos? As gerações vindouras teriam grandes problemas para viver sem as tecnologias wireless e a comunicação digital, talvez pelo fato dos avanços atuais da tecnologia nos fazer olhar apenas para frente, ao invés para o passado e procurar alguma solução por lá.

Pular algumas etapas na evolução da tecnologia nos traria "uns probleminhas"...
Viver sem o Google? Tem gente que chilica só de ficar sem o Whatsapp ou ter de abrir o portão de casa sem o controle. Microondas é essencial em todas as residências, difícil algum lugar que não tem. Agora, no campo médico, os monitores cardíacos são uma mão na roda, mas saberiam viver sem o aparelho os médicos das gerações mais recentes?

Os norte americanos provavelmente teriam dificuldades absurdas em viver sem sua tecnologia, pois é um mercado que sempre renova seus estoques em um período de tempo muito reduzido, graças à tecnologia e ao mercado. E onde o ter é mais importante do que o ser.


A citação da Nomobophobia não foi à toa, pois é um dos maiores medos dos `Muricanos é de ficar sem seu querido Espertophone™. Isso lá é medo de gente?
Dependemos mesmo dos smartphones para não só nos comunicar, mas para sobrevivermos na sociedade atual? Nos tornamos carentes de informação rasa, redes sociais para massagear o ego para nos sentirmos incluídos na humanidade?



O convívio social mudou por causa da tecnologia. Nos reuníamos à frente de uma fogueira e contávamos histórias de caçadas. Após adquirirmos o conhecimento de como construir abrigos, cadeiras e mesas, nos agrupávamos em residências, tavernas, saloons e seja onde for, o foco era estar em contato com pessoas e assim prover e desenvolver uma comunicação rica e cheia de nuances.

Atualmente ainda temos esse convívio, mas durante e o dia e munidos de tecnologia, passamos milhares de mensagens escritas, recados curtos e pouquíssimos contatos visuais na hora de uma conversa, diminuindo drasticamente o tipo de conversação que trabalhamos tanto para desenvolver.
Não estou dizendo que seja pior, mas não parece melhor ou natural.

E viva o grande mundinho digital!
Se imaginem sem a tecnologia digital de hoje, sem Internet ou bancos informatizados. Aliás, o próprio sistema financeiro entraria em colapso sem esse tipo de artifício. Em certo ponto do processo de evolução tecnológica, nos tornamos dependentes demais. E como dizia o velho ditado: "tudo o que é demais faz mal".


Agora me digam, sem qual tecnologia atual conseguiriam viver?



Nenhum comentário:

Postar um comentário