quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Feitiço do Tempo



O Dia da Marmota é comemorado nos U.S. and A. (Grundsaudaag, Murmeltiertag) e na França Americana (Jour de la Marmotte) no dia 2 de Fevereiro todos os anos. Onde as pessoas observam a toca de uma marmota...


...se o animal sair da toca por estar nublado, isso significa que o inverno terminará mais cedo, porém se ocorrer o contrário, com o sol a brilhar e o animal se assustar com sua sombra e voltar para a toca, então o inverno durará mais seis semanas.

Não é super lógico?


Best. Video. Ever. - Peter Griffin

Em 1887, um idiota editor de um jornaleco em Punxsutawney (puta que o pariu!), Pensilvânia decidiu que as marmotas da cidade seriam os "Meteorologistas Oficiais do Dia da Marmota". E o dia é comemorado desde então.
Inclusive existem estatísticas de acertos nessas previsões, coisa pra `Murican ver....




Claro que a maioria das pessoas que freqüentam o ODZ (ou um asilo) conhecem o Lymdo Filme™ com o Bill Murray, o Feitiço do Tempo (Groundhog Day, 1993) onde um repórter fica preso no tempo, praticando hedonismo e suicídios.

Vontade de fazer isso todo dia... eu não me cansaria...


Mas o pior é ter uma rotina tão exata, que acaba por enlouquecer o protagonista diversas vezes. Alguns malucos calcularam a quantidade de dias que ele ficou preso no tempo (33 anos e 350 dias) baseado nas habilidades e nos hábitos de todas as pessoas de cidade que ele aprendeu.

Mas a rotina seria mesmo boa?

Não, você fica louco.... como fazemos repetidamente por aqui (novidade?), e acabam por ter comportamentos automáticos porque se tornaram confortáveis, como vícios.
Idem quanto ao stress no trabalho, com a repetição e tudo mais.... como no filme Um Dia de Fúria (Falling Down, 1993).




A vida online, trabalho demais e multitarefa e a tentativa de fazer-nos politicamente corretos estão nos transformando em insanos polarizados (pick your side, raise your weapons!). Temos de levantar bandeiras, mostrar que somos corretos e fazer tudo isso simultaneamente sem erros, sem moderação.

A utopia de nos transformarmos em computadores ambulantes, cheios de informação, disposição e imediatismo fez com que nossa civilização se encha de exageros (vide o futuro de Wall-E) e sobrecarga mental.
Às vezes penso que seria bom o mundo sofrer uma hecatombe elétrica (Revolution) para nos readaptarmos ao mundo real. Um back to basics para nossa extremamente adaptável espécie.


Tanta gente ainda sem, e continua viva.

Viajei um pouquinho no assunto, mas é apenas um ponto para desenvolver o tópico: estaríamos repetindo, além das tarefas diárias, os mesmos erros do passado? Ficamos com o miolo mole pra pensar em tudo o que fazemos?

Vejam o caso que ocorreu semana passada numa homenagem ao falecido guitarrista do Pantera, Dimebag Darrel (we miss ya!): no finalzinho do show, o ex-vocalista de banda, o conhecido baderneiro e cuzão de carteirinha Phil Anselmo, executa a saudação nazista e grita "White Power".




O cenário Rock e Heavy Metal já é preconceituoso por natureza (eu, falando isso?? Me internem!), mas muitas pessoas (inclusive do meio musical) relevaram que o cara estava bêbado (e o animal ainda gravou inclusive um pedido de desculpas esfarrapadas). Mas creio ser hora de parar de tolerar esse comportamento preguiçoso e acomodado de "ahhh, eles são assim mesmo...." e punir o imbecil.

Sim, falo em punição de figuras públicas, como os apologistas às drogas (não ao Bob Marley, pelamor, raciocínio! - vocês sabem do que estou falando), crimes contra a população e afins...

Mas retomando.... esse idiota merece ou não merece estar na cadeia? Estamos iniciando a Era do Fim do Pensamento Lógico e da Moderação? Alguém jogou uma Maldição no Tempo pra tudo estar tão desgraçado?






Mas... viajei ou não na maionese?



Nenhum comentário:

Postar um comentário