sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

5G e o futuro da internet móvel


Com os avanços da tecnologia obtivemos diversas facilidades, a maior delas eu diria é a possibilidade de utilizar o celular no banheiro enquanto satisfaz suas necessidades fisiológicas, e quando o Wi-fi não chega no trono, temos que apelar para o uso da internet móvel.


Na próxima semana irá ocorrer o Mobile World Congress, em Barcelona, e é bem possível que seja apresentado os planos para a introdução do 5 fodendo G, o futuro da telefonia móvel, que não vai ser simplesmente um aumento de velocidade de conexão, será uma ampliação na rede já existente, por isso as operadoras terão de fazer grandes mudanças na sua infraestrutura.

1... 2... 3... testando...

Ainda não há equipamentos funcionando com a tecnologia, apenas testes em cima de testes, mas temos um ponto em comum nesses diversos testes, o 5G será incrivelmente rápido e estável. Estamos falando de conexões a 10Gbps, cerca de 10 vezes mais rápido do que a atual tecnologia 4G LTE, segundo os testes, a tecnologia 5G ainda diminuirá a latência nas comunicações de rede.

Quer dizer que não foi mais precisar esperar até meia noite pra acessar?

As redes 5G que estão sendo planejadas irão atuar em uma faixa de alta frequência do espectro sem fio, entre 30 GHz e 300 GHz, conhecido como espectro de onda milimétrica, essas ondas conseguem transferir grandes pacotes de dados em alta velocidade, porém tem dificuldade em contornar obstáculos como paredes, prédios, etc.

Tentando baixar uma foto da SuaMãe™ por 5G.

Ou seja, para que a tecnologia se torne viável as operadoras terão que instalar antenas em mais pontos, para obter a mesma cobertura da atual tecnologia. Tentando contornar este problema a Intel e a Qualcomm estão testando também a faixa de 6 GHz como uma forma de complementar os sinais de ondas milimétricas, ou seja a tecnologia é possível porém só daqui a alguns anos.
Segundo as operadoras dos EUA a previsão é que em 2020 seja possível implementar a tecnologia em todo o país.

Cabe mais umas 30 antenas ai, pode ficar tranquilo.

A Verizon anunciou recentemente que pretende implementar em 11 estados americanos a tecnologia 5G, mas para a substituição da banda larga fixa ao invés do serviço móvel, a AT&T também quer entregar seu serviço de vídeo o DirecTV Now por 5G a alguns clientes no Texas. No lado dos hardwares a Intel e a Qualcomm introduziram modems 5G, bem como outras peças de infraestrutura para suportar os testes que serão feitos daqui pra frente.

Vou ter que trocar de modem? :\

E na Banânia? Aqui empresas e governo se juntam para formar o projeto 5G Banânia Brasil, que “terá como objetivo fomentar a construção do ecossistema de quinta geração de telefonia móvel no País e sua participação nas discussões internacionais”, segundo o comunicado oficial. De acordo com a nota distribuída pela Telebrasil, que encabeça o projeto junto com o governo, Gilberto Kassab fala sobre a importância do projeto.

“A iniciativa complementa as ações em curso pelo governo federal para o fomento ao desenvolvimento da tecnologia 5G, dentre elas o financiamento a projetos de pesquisa e desenvolvimento, a participação em fóruns de padronização e a cooperação internacional, trazendo a importante interlocução do setor privado por meio das entidades representadas pela associação”

Como se fosse possível acreditar que isso funcionaria no Brasil, onde nem mesmo foi implementado de forma funcional o 4G LTE - onde pagamos valores absurdos para ter um misero pacote de dados de 300MB, onde em certos locais nem sinal temos - é por aqui vai ser difícil sonhar com uma tecnologia decente de internet móvel. Com o projeto apresentado pelo Brasil, ele se credencia para participar das discussões internacionais para definição de critérios de implementação do 5G no mundo. Mas.... só pra participar do debate....

Fonte: Wired e Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário